Arquitetura

A Arquitetura surgiu suprindo as necessidades do Homem desde a pré-história, permeando todas as nossas relações com o meio em que vivemos. Assim, o arquiteto faz o elo existencial mantendo e reforçando o meio ambiente, em uma busca da viabilização das relações entre as pessoas e entre as mesmas e seus territórios.
Podemos entender que a Arquitetura tem como reflexo a representação cultural e de vida e ainda expressão social dos cidadãos ocupando seus espaços em uma determinada época. Deve-se, portanto, pensar em sua aplicação não somente no âmbito da construção em si, mas em um contexto ainda mais complexo, envolvendo aspectos sociais, ambientais, culturais e urbanísticos. A sociedade move a arquitetura em prol de seus anseios, ensejando uma moldura organizacional de seus internos e externos na busca por uma convivência mais harmoniosa.
Ao refletirmos acerca da influência deste campo no corpo social e vice-versa, identificamos que uma obra nos dias de hoje deve ter uma abrangência global, revelando suas ligações em uma esfera mundial, mas, sem deixar de lado características regionais pertencentes à localidade em que se insere.
A organização dos espaços para a vida de um ser humano tem o seu inicio em um programa organizacional das atividades diárias que este tem que desempenhar, seja seu trabalho, seu deslocamento e sua habitação, estando a valorização do arquiteto diretamente ligada à eficiência de seu trabalho em responder tais necessidades. A Arquitetura vem, portanto, contribuir para sua qualidade de vida e também como base de apoio para o bom exercício das demais profissões.
Deve-se pensar a segurança do cidadão sem afastá-lo do convívio urbano, que os seus deslocamentos gastem o tempo por ele desejado, proporcioná-lo uma apropriação prazerosa dos espaços públicos, dentre outras formas de tornar a vida na cidade mais agradável em seu cotidiano.
Podemos então avaliar como boa arquitetura aquela capaz de tornar a cidade mais bela e harmoniosa, estando sua qualidade ligada diretamente ao sonho por uma sociedade melhor.

Cel.: (31) 99601-7637 - Com.: (31) 3166-9676

vitor.souza@componente3.com.br / componente3@componente3.com.br